Vídeo: Guilherme Couto
Acervo CÉU
Guia Virtual
Galeria Consolação
Vídeos
Viva Elza
Artista Frâncio de Holanda, 2021
A Cidade é Nossa
Rita Wainer
Nossas boas-vindas
Você está no Guia Virtual da Galeria de Artes Consolação - Distrito Cultural Independente da Consolação. Aqui você encontrará fotos, vídeos documentários, textos explicativos, entrevistas e outras informações sobre obras e artistas dessa galeria. A Rua da Consolação conecta diferentes galerias, reforçando importante papel na história das Artes Urbanas.
Faça parte desta jornada e contribua para a construção dessa história. Você pode participar cadastrando novas obras, galerias ou sugerindo correções. Junte-se a nós acessando o Collab com o Museu
No trajeto entre a Praça Franklin Roosevelt e a Avenida Paulista existe a Galeria da Consolação. Munida de virtude e resistência, essa galeria exala a força da arte de rua na maior capital da América Latina.
A movimentação pela Arte Urbana nesse pedaço da cidade tem como motivação o emblemático apagamento da 23 de Maio em 2017, ano em que o debate sobre arte de rua se polarizava na cidade com os apagamentos intensificados pelo estado e município, levando o debate para outras esferas.
O mural “A Cidade é Nossa”, de Rita Wainer, veio por esse viés. O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta lançou um grito pelo direito à cidade e o mural desde então se tornou um dos grandes símbolos na luta pelo freamento da política do apagamento. Com milhares de foliões na rua, a arte marcou o Carnaval daquele ano!
E com as tags de pixo e os grandes murais pintados, as obras de arte foram surgindo nesta região, geralmente com pinceladas de questionamentos sociais, indo desde obras com autoria de artistas consagrados na arte urbana, como Apolo Torres; Criola; Mona Caron; Hanna Lucatelli e outros, até às releituras de grandes obras da história da arte brasileira.
Outro artista que ocupa as empenas cegas e tem um grande papel no debate sobre a democratização do acesso por meio da arte é Mauro Neri (Veracidade). O artista tem espalhado pelo Brasil e no mundo suas frases com a conjugação da palavra ver e é responsável por murais gigantes que podem ser encontrados na galeria da Consolação e nos entornos mais próximos. Quem visita a galeria da Consolação também pode dar de encontro com obras do Kobra usando uma linguagem que ele colocava para o mundo lá no começo de sua trajetória, “Altamira”. Outra obra emblemática e de autoria desconhecida é a representação da catequização dos padres aos povos indígenas, uma manifestação artística alvo de debates e protestos, mas que permanece.
Com isso, há de se refletir que apesar do espaço que a arte urbana atingiu na cidade de São Paulo, vira e mexe ações vão demonstrando retrocessos, seja por parte do poder público ou iniciativa privada que persistem em políticas de apagamento. O mural “A Cidade É Nossa”, que já tinha sido alvo de um possível apagamento em 2020, foi 90% apagado em 2023, com a justificativa de que o prazo para a obra ficar ali havia terminado. Essa ação só foi interrompida a partir de uma liminar concedida em favor da artista, que interrompeu o apagamento. Mas até quando
-
As estações de metrô mais próximas são Paulista, Consolação e Mackenzie
-
O cemitério da Consolação pode ser visitado e é conhecido como um reduto para descanso de grandes artistas brasileiros
-
O Petra Belas Artes é um cinema de rua que existe desde os anos 60 e antes era chamado de Cine Belas Artes
-
São Paulo, a ressurreição do graffitti
A maré cinza de Dória toma São Paulo e revolta grafiteiros e artistas
Justiça condena Dória e Prefeitura por remoçao de grafites na 23 de Maio
Justiça interrompe apagamento do mural do baixo-Augusta em São Paulo
Rua da Consolação ganha painel gigante em homenagem à Carolina Maria de Jesus