Foto: Ricardo Yamamoto
Acervo CÉU
Guia Virtual
Galeria Parque Minhocão
Nossas boas-vindas
Seja bem-vindo ao Guia Virtual da Galeria de Artes do Parque Minhocão - Distrito Cultural Independente do Centro. Aqui, você terá acesso a fotos, vídeos documentários, textos explicativos, entrevistas e outras informações sobre as obras de arte que adornam os prédios e vigas da Via Elevado João Goulart. Além disso, oferecemos uma ampla programação gratuita para o público, incluindo exibições de cinema, teatro, dança e diversos outros projetos que envolvem a vibrante rede de artistas e participantes deste território cultural da cidade.
Faça parte desta jornada e contribua para a construção dessa história. Você pode participar cadastrando novas obras, galerias ou sugerindo correções. Junte-se a nós acessando o Collab com o Museu
Minhocão Subway
Obras
Obras
Vídeos
APENAS PENSA
Arnaldo Antunes
OS TUPYS - "É PROIBIDO PROIBIR"
Carlos Delfino, Ciro Cozzolino e Zé Carratu
EU ME VEJO EM VOCÊ
Felipe Morozini
EU ERA OUTRO LUGAR
Felipe Morozini
EU SABIA QUE VOCÊ EXISTIA
Felipe Morozini
AVENCER
Giuliana Cavinato
14ª SÁNDOR FERENCZI - "SOLTAR AS LÍNGUAS”
Intervenção Coletiva
1ª MOSTRA LINK DE CRIATIVIDADE
Link School
ALINE BISPO & LÉLIA: "SALVE LÉLIA!"
Mostra Brasileires
CARLINHOS BROWN & ESTÚDIO ROLU: "A NATUREZA TEM NOS ATURADO"
Mostra Brasileires
M.I.A. & VISMOART: "OLHAI POR NÓIS"
Mostra Brasileires
DOCUMENTÁRIO COMPLETO
Mostra Brasileires
O Elevado Presidente João Goulart, atualmente mais conhecido como Galeria Parque Minhocão, é um dos principais corredores lineares de Artes Urbanas do mundo e, junto com o Beco do Batman, foi um dos primeiros espaços públicos no Brasil dedicados ao graffiti a integrarem o CÉU - Museu de Arte a Céu Aberto - a serem reconhecidos como Pontos de Memória pelo Ibram - Instituto Brasileiro dos Museus/Ministério da Cultura - MinC, em junho de 2023.
A Galeria Parque Minhocão atualmente expõe cerca de 70 obras em laterais ou fachadas de grandes edifícios com grafittis autorizados e orgânicos, além de intervenções em outros suportes como a própria via do elevado, sua mureta central, postes e lixeiras. Recebendo também diversas exposições flash mob e outras mostras de artes com uma rica variedade de técnicas e linguagens que vão da dança ao cinema.
O movimento também acontece de maneira mais efêmera e frenética nas mais de 70 pilastras de sustentação do elevado adentrando o túnel de acesso via a Radial Leste - Praça Roosevelt, formando o "Minhocão Subway”.
Acreditamos que ações sociais e locais como a da Galeria Parque Minhocão, promovidas por artistas, coletivos e outras pessoas engajadas pelo "direito à cidade" , produzem o desenvolvimento de comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
O Elevado foi inaugurado em 1971 e homenageava o 27º Presidente do Brasil, o segundo do período da Ditadura Militar, "Costa e Silva". No seu governo foi decretado o AI-5, iniciando a fase mais dura e brutal do regime ditatorial militar, com o fechamento do Congresso Nacional, cassação de políticos e institucionalização da repressão, em resposta ao aumento da oposição ao regime. Essa repressão ocorreu por meios legais e ilegais, como torturas contra a população civil. Algumas das respostas vieram do movimento estudantil, com singular atenção para o pixo de autoria desconhecida "ABAIXO A DITADURA” espalhado durante a passeata dos Cem Mil no Rio de Janeiro por muros e monumentos.
Isso antecede as intervenções da "geração Alex Vallauri" que a partir de 77 tomou muros e paredes icônicas da cidade, transgredindo com artes clássicas e com o status quo da sociedade, iniciando um movimento marginal que hoje coloca o Brasil entre os principais polos de Artes Urbanas do mundo.
-
As estações de metrô mais próximas são: República, Marechal Deodoro e Santa Cecília, que também é um terminal de ônibus
-
As principais ruas do entorno e vias de acesso são: Largo Padre Péricles, Avenida Francisco Matarazzo, Avenida General, Olímpio da Silveira, Praça Marechal Deodoro, Avenida São João, Rua Amaral Gurgel e Praça Roosevelt
-
O Minhocão tem 3,4 quilômetros de extensão, 2.500 metros de via principal, 900 metros de acessos e 514 vigas
-
+2 milhões de pessoas
Visitam a Galeria Parque Minhocão ao ano
70 mil veículos
Circulam diariamente pela Galeria Parque Minhocão
864 postos de trabalhos temporários
Entre 2015 e 2023 cerca de 864 pessoas foram empregadas diretamente na produção de trabalhos artísticos na região
Economia Criativa
O comércio local destaca maior atividade econômica com a presença dos visitantes e frequentadores da Galeria Parque Minhocão