O Museu Céu é a primeira instituição museológica sem fins lucrativos na América Latina dedicada exclusivamente às Artes Urbanas. Nossa missão é salvaguardar a memória do patrimônio imaterial e material decorrente dessa rica manifestação artística em suas múltiplas linguagens, promovendo a difusão das Artes Urbanas como uma importante ferramenta social para democratizar o acesso à arte e à cultura no Brasil.
Reconhecemos que, segundo dados do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), apenas 1,8% da população brasileira tem acesso a museus. Diante dessa alarmante desigualdade, nosso desafio se concentra no reconhecimento e na criação de museus e galerias de arte a céu aberto em diversos territórios do Brasil, abrangendo desde os centros urbanos até as periferias. Além disso, desenvolvemos um plano de trabalho que visa valorizar e promover artistas, coletivos e comunidades historicamente marginalizadas. Com essa visão, buscamos gerar oportunidades de trabalho, conhecimento e engajamento social, fundamentadas em uma prática artística que abrange diversas camadas e demandas sociais simultaneamente. Nosso objetivo é promover cidades mais sustentáveis e justas, onde o acesso à cultura não seja um privilégio de poucos.
Para alcançar essa meta, nos empenhamos em artificar espaços degradados, subutilizados e ociosos, transformando-os em locais vibrantes de socialização, lazer e cultura de livre acesso para todos.
TIME
GESTÃO
CONSELHO
ARTE URBANA NO MUNDO
URBAN MUSEUM - BERLIN
MOCO MUSEUM - AMSTERDAM
WYNWOOD - MIAMI
ARTE URBANA NO BRASIL
MURAL ETNIAS - RIO DE JANEIRO
AQUÁRIO URBANO - SÃO PAULO
NALATA FESTIVAL - SÃO PAULO
CURA - BELO HORIZONTE
STREET RIVER AMAZÔNIA - AMAZONAS
MAUB -MUSEU DE ARTE URBANA DE BELÉM
GRAFITE É RECONHECIDO COMO MANIFESTÃO DA CULTURA BRASILEIRA
As expressões artísticas da charge, caricatura, cartum e grafite passaram a ser reconhecidas como manifestações da cultura brasileira. A Lei 14.996/2024, sancionada na terça-feira (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16). A nova legislação garante a livre expressão dessas formas de arte e estabelece o dever do poder público de preservá-las.
PROJETO DE LEI 379/2020 RECONHECE A CIDADE DE SÃO PAULO COMO GALERIA DE ARTE A CÉU ABERTO
Aprovado em primeira votação pela Câmara dos Vereadores, o projeto busca valorizar a manifestação do grafite na cidade de São Paulo, reconhecendo mais de 60 galerias de arte urbana.
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO MUSEU DE ARTE A CÉU ABERTO EM SÃO PAULO
O objetivo do CÉU com o projeto de implementação da sua sede
no coração de São Paulo é criar um espaço de referência para fruição, expressão e transmissão de saberes, memórias e histórias que representam o diverso patrimônio material e imaterial desta dimensão artística. Além disso, a cidade de São Paulo é reconhecida mundialmente como a "meca do grafite" , o que torna essa iniciativa ainda mais relevante.
A sede do museu foi elaborada a partir de um projeto urbanístico e arquitetônico que conecta a história desse movimento, que teve início no final da década de 1970, à um dos principais exemplos de museu de arte a céu aberto do mundo na atualidade: o Elevado João Goulart, popularmente conhecido como "Galeria Parque Minhocão".
Este museu singular se estende pela cidade, ao mesmo tempo em que captura e celebra uma de suas principais expressões contemporâneas.
The New York Times
Matéria completa
‘Good for the Soul’: Giant Murals Turn São Paulo Into Open Air Gallery
Veja SP
Matéria completa
GloboNews
Especial de Domingo: Balaio GloboNews - São Paulo, Capital do Grafite
MUSEU E SEU ENTORNO
O Museu CÉU tem conduzido um mapeamento contínuo da rede cultural presente no entorno do Elevado João Goulart. Esse mapeamento visa identificar e catalogar as diversas instituições culturais que habitam a região, como teatros, centros culturais, bibliotecas, praças e coletivos artísticos. Assim, o CÉU busca articular parcerias tanto para o desenvolvimento de projetos conjuntos que enriqueçam o cenário cultural local quanto para potencializar a visibilidade e o impacto das iniciativas culturais na região.
MUSEU EM DADOS
Geração de trabalho e renda
Entre 2014 e 2020:
5 murais
Investimento aproximado:
750 mil
Entre 2020 e 2023:
+ de 70 murais
Investimento aproximado:
10 milhões + 800 postos de trabalho
Crescimento percentual
1.233,33%
Requalificação de espaços públicos/urbanos
+ 32 mil m2 de pinturas
Museu Acessível e Democrático
2 milhões de visitantes/ano
70 mil veículos/dia
FONTES: SEFRA E CET
Acesso
100% gratuito
Pesquisa de Percepção do Paulistano
MUSEU NA PALMA DA MÃO
PROJETO ARQUITETÔNICO
Simulação: Estudo Fase I
Simulação: Estudo Fase II
DEMANDA JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Apoio institucional da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, em colaboração com outras secretarias do governo.
I - Cessão de área para construção da sede do Museu de Arte a Céu Aberto
Marechal Deodoro - Unidade 1676 | Secretaria dos Transportes Metropolitanos
II - Cessão de área de suporte para o museu
Terreno baldio na Rua Amaral Gurgel nº 1, anexo ao respiro do metrô com a rua da Consolação | Secretaria dos Transportes Metropolitanos
DEMANDA JUNTO A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Secretaria de Urbanismo e Licenciamento
Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias
Subprefeitura da Sé
I - Cessão da praça junto ao Terminal Amaral Gurgel e Estação Santa Cecília
Planta DGPI-00.494_00 | Secretaria Municipal dos Esportes e Lazer
II - Cessão das vigas de sustentação do Elevado Presidente João Goulart para implementação de painéis artísticos
Secretaria de Urbanismo e Licenciamento | Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias | Subprefeitura da Sé
POR QUE INVESTIR NO MUSEU DE ARTE A CÉU ABERTO?
1. Patrimônio Cultural e Artístico:
O Museu de Arte a Céu Aberto se propõe a preservar e promover o diverso patrimônio material e imaterial da Arte Urbana, cuja expressão começou a se desenvolver no final dos anos 70. Nosso espaço será um palco vibrante para exposições, performances e eventos que ressaltam a importância da arte na celebração de memórias, histórias e fazeres artísticos, que são parte essencial da identidade de São Paulo e de outras capitais do Brasil e do mundo.
2. Localização Estratégica:
3. Um Projeto Inovador:
4. Atração de Visitantes e Turistas:
5. Educação e Inclusão:
Venha fazer parte deste projeto transformador!
Apoiar a criação do Museu de Arte a Céu Aberto é investir em um futuro onde a arte, a cultura e a vida na cidade se encontram de maneira inovadora e acessível. Junte-se a nós na construção deste espaço que não só preserva a história, mas também cria novas narrativas e experiências.
Comments